Calendário

Calendário de actividades previstas
2010/2011
Destinatários preferenciais: alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo
Etapa 1 - Aquisição de competências técnicas

Esta fase é essencialmente a fase da formação dos participantes. A equipa do projecto preparará os materiais educativos a disponibilizar online. Nas escolas participantes no projecto, caberá ao professor responsável por cada turma/grupo de alunos a orientação e monitorização da realização das tarefas.
No espaço de formação online a criar para professores, alunos e encarregados de educação, serão abordadas e desenvolvidas as competências básicas necessárias para utilizar o software Squeak Etoys, com base em esquemas gráficos de desenvolvimento de tarefas, apoiados por guiões de texto, vídeos e áudios, utilizando técnicas de screencast e podcast.
Será fomentada a criação de equipas compostas por três elementos: um educador/professor + um aluno + 1 encarregado de educação. O educador/professor será o elemento responsável por propor a actividade ao aluno, a qual deverá/poderá ser realizada sob acompanhamento dos pais. As actividades iniciais devem ser desenvolvidas em momentos curriculares, extracurriculares e domiciliários, sempre que possível utilizando os computadores dos alunos. O objectivo é que o aluno seja o "motor" da actividade, que envolva os pais como "críticos" e co-tutores do professor e que valorize a posse de equipamentos informáticos, reconhecendo-lhe utilidade na formação dos jovens e no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
Durante esta fase, serão propostas actividades de dificuldade sequencial e o aluno fará uma avaliação trimestral de progresso, utilizando uma ficha de verificação.
Serão permitidos ritmos de progresso diferenciados, de acordo com o nível etário dos alunos, e com as suas competências prévias, mas o objectivo é que no final da etapa 1 (final o ano lectivo de 2010/11) todos tenham atingido um patamar mínimo de autonomia para a utilização do software, que permita o desenvolvimento de actividades mais objectivas e de sua iniciativa, a partir do início do ano lectivo 2011/12.


2011/2012
Destinatários preferenciais: alunos do pré-escolar ao 2.º ciclo

Etapa 2 - Produção orientada de conteúdos
Por cada área curricular do 1.º Ciclo (Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio) será proposta uma actividade a desenvolver em cada trimestre. A temática estará relacionada com os conteúdos curriculares de cada ano de escolaridade envolvido e será proposta com base nas sugestões dos professores participantes, sob orientação da equipa dinamizadora e apoio do parceiro institucional.
Será incentivada a utilização e integração de diferentes recursos (textos, imagens, vídeos e áudios), preferencialmente produzidos ou recolhidos pelos alunos e pelos professores.
No caso da Educação Pré-Escolar, será dada ênfase às áreas de expressão, com actividades que envolvam a utilização de cores, movimentos básicos (rotação e deslocamento) e a gravação de sons associados a eventos/características de objectos, animais, fenómenos naturais, etc.
Na Educação Pré-Escolar, o Educador participante terá maior participação na definição de metas para cada trimestre, tendo em conta os escassos recursos disponíveis. No caso de tal vir a ser autorizado, será sugerida a colocação, nos Jardins-de-infância participantes, de computadores já não utilizados, que existam no Agrupamento e que podem correr o software destinado ao projecto.
No caso dos alunos de necessidades educativas especiais pretende-se desenvolver a autonomia, a criatividade, a coordenação motora e o desenvolvimento de competências básicas de utilização das TIC, de acordo com o seu perfil de funcionalidade, numa perspectiva inclusiva, isto é, inseridos no grupo turma.
Será importante demonstrar que os recursos digitais, na prática, podem ser de extrema utilidade no contexto escolar na medida em que se podem integrar num kit de apoio muito versátil e motivante para os alunos com necessidades educativas especiais.
No 2.º Ciclo, serão propostas actividades de acordo com as disciplinas envolvidas e os professores participantes. Os projectos serão essencialmente da responsabilidade dos alunos, cabendo aos docentes a supervisão do trabalho. O envolvimento dos docentes do 2.º ciclo será incentivado como função continuadora das rotinas criadas no 1.º Ciclo.


2012/2013
Destinatários preferenciais: alunos do 1.º e 2.º ciclo

Etapa 3 - Produção livre de conteúdos
Na etapa 3, a decorrer em simultâneo com a parte final da etapa 2, manter-se-á a estrutura funcional das duas etapas anteriores, prevendo-se que haja a integração de novos professores e de novos alunos. Será incentivada a produção de materiais digitais com o Squeak Etoys, de forma autónoma por parte dos alunos, partindo de desafios lançados no espaço Web de apoio ao projecto.
Pretende-se incentivar a criação de conteúdos para uso próprio e para partilha online e dinamizar uma comunidade de jovens criadores de conteúdos.
A par do desenvolvimento das actividades propostas aos alunos, será tarefa da equipa dinamizadora rever o projecto, reformular o espaço Web e sugerir ao órgão de gestão projectos futuros dentro da mesma temática e dinâmica, atendendo aos resultados que forem obtidos.